Começei então por rever a fotografia tirada em 2012 e o quadro tal como ficou finalisado em 2013:
Quando se está algum tempo afastados de um trabalho como neste caso, o que na altura me pareceu muito bem porque fiel à fotografia e ao que me foi ensinado deixou de o ser! Porém, agora reconheço que tenho que lhe "dar uma volta"! Posso dizer agora que era practicamente uma fotografia de uma fotografia!!!
Era preciso dar relevo e profundidade ao arvoredo e esta foi a primeira a amostra... e como gostei do efeito, fui realçando mais as tonalidades esbatidas do fundo e à volta das duas éguas, seguindo as sugestões de trabalho da minha professora, sempre muito importantes para mim!
O passo seguinte foi trabalhar as duas éguas, o motivo central; acentuar mais as zonas de sombra e luz, acertar pequenos pormenores do desenho, e procurar tons mais convenientes ao contraste pretendido. Isto foi e continua a ser complicado para uma principiante como eu, sempre receosa de usar os tons mais escuros, talvez seja por também pintar a pastel seco...
Ainda houve tempo para trabalhar algumas zonas das respectivas crinas, endireitar mais um pouco o perfil da égua branca, adelgaçar ligeiramente a orelha da égua castanha e realçar a separação desta do focinho. Nessa mesma sessão, houve necessidade de dar mais cor ao sombreado azul no focinho da égua branca e acentuar alguns traços junto à orelha e dar mais cor à crina e ao reflexo da terra na zona da boca e do queixo...
Ontem foi a sessão dos retoques... nas crinas, nas tonalidades junto aos olhos e nas zonas do pescoço de ambas. O cabeção da égua castanha também foi retocado para sobressair no conjunto.
Esta é a vantagem de pintar a óleo... está-se sempre a tempo de corrigir ou reciclar uma tela para ser reutilisada!
Ah, agora sim... é uma pintura!!!Esta é a vantagem de pintar a óleo... está-se sempre a tempo de corrigir ou reciclar uma tela para ser reutilisada!
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