Confesso que nunca vira ao vivo um cavalo albino, só em fotografia...
Pêlo branco, pele rosada e olhos azuis, estas são as as características que chamam logo a nossa atenção.
O Albinismo, do termo latino albus - branco - é uma anomalia congénita caracterizada pela ausência total, como neste caso, de pigmentação na pele, cabelos/pelos e olhos, resultado da ausência total ou parcial de uma enzima essencial na produção da Melanina responsável pela diversidade de tonalidades que confere aos animais no seu habitat e, no caso dos seres humanos produzindo o tão desejado bronzeado... No entanto, também há casos de albinismo na raça humama. Tanto animais como seres humanos albinos têm muito mais propensão para problemas de visão e cancros de pele e queimaduras solares.
Aqui ficam alguns momentos do potrinho albino junto da sua mãe... dócil, carinhoso e muitíssimo curioso!
Aproveitei e fui visitar os restantes habitantes... Dos potros mais antigos, apenas está ainda ao pé da mãe o mais escuro e só posso dizer tal mãe tal filho! E há um outro machinho...
Como se pode ver, as restantes éguas estão bem e recomendam-se... Na fotografia do meio do lado esquerdo a Castanhinha que já mudou de cor entretanto, mal sentiu a minha presença veio na minha direcção em passo decidido e, depois de me cheirar as mãos e o pescoço, foi até à sua amiga e cumprimentaram-se ... chama-se a este comportamento grooming!
Gosto muito de vir aqui!
Sem comentários:
Enviar um comentário