Os quadros apresentados neste blogue são para venda, com excepção dos que estão marcados como colecção particular.
Pode contactar a autora por e-mail.

aborgesgomes@gmail.com


31 janeiro 2014

I´m back...

   Este 1º mês de 2014 tem-me trazido realização, alegria de conviver com pessoas diferentes, de mudar de ares, enfim! Não... não mudei nada na minha vida, fiz sim algumas adaptações e tomei uma decisão fundamental : se não estás bem... muda-te e foi o que eu fiz. Não sentia há muito tempo o entusiasmo de pintar a pastel seco - não há amor como o primeiro! Estou muito satisfeita pelo apoio que a Professora me deu neste primeiro mês, pois a tarefa a que propus foi acabar 3 trabalhos que se encontravam encostados há muito tempo por várias motivos.
   E lá fui seguindo os passos e as novas técnicas sugeridas pela minha professora, embora o que estava em pior estado fosse o último a ser trabalhado. Eu pretendia ir usando aos poucos cada vez menos o realismo de alguns dos meus quadros anteriores, porque os retratos assim o exigiam, mas também ver e aprender outras técnicas mais soltas de usar o pastel e obter ainda melhores resultados.  
Unveilled...
Pastel seco, 68x92cm c moldura




 Trabalho iniciado com a intenção de treinar o desenho do rosto e  as suas tonalidades. Mas apenas consegui acabar o rosto e o resto vinha só com uma primeira camada de pastel.
Foi-lhe dado um fundo com vários tons para  realçar a luminosidade  e  usando algumas das tonalidades misturadas na camisola e na capa. Esta é apenas a fotografia do trabalho antes de emoldurado.













Wild Mustangs of Utah,71x91cm,pastel seco 
  A ideia para esta pintura surgiu de uma campanha contra o abate de cavalos selvagens com metrelhadoras em helicópteros no Utah, USA. Além de ter assinado a petição, não sei se serviu de alguma coisa na altura, mas resolvi perpetuar a beleza destes cavalos descendentes dos antigos cavalos levados pelos Espanhóis, mustangs, e dos autóctones usados pelos Americanos Nativos.
 Aproveitei a falta de alguma nitidez da imagem do cartaz para aprender a pintar usando o contraste sombra-luz. O trabalho ainda por realizar estava todo em realçar os pontos de luz nas cabeças dos cavalos usando tonalidades mais diversa das que aparentemente estavam na foto. Eliminei algumas sombras imperceptíveis na parte de baixo do quadro para dar mais realce aos cavalos em segundo plano.O fundo do quadro deveria revelar mais os momentos da aurora e que aproveitei para dar alguma densidade ao céu. Gostei muito do resultado final.


Arara Azul da Amazónia
Pastel seco, 80x67cm c/ moldura
  Este trabalho vinha apenas com as zonas da plumagem em primeiro plano marcadas e delineadas com as cores que serviriam de suporte e as outras áreas apenas marcadas a pastel incluindo o bico. E assim ficou por um bom par de anos e ressurgiu agora que eu senti que tudo tem remédio e é possível. Apesar de estar bastante maltratado, com ajuda preciosa da minha actual Professora lá aprendi que não precisava nada dos lápis de pastel para as penas da cabeça,olho e bico. É tudo uma questão de esbater para misturar as cores e não me importar de lavar as mãos com muita frequência! Estou muito orgulhosa dos meus trabalhos e em especial porque têm vindo a revelar um percurso positivo do meu ponto de vista!




   Decididamente estou de volta ao Pastel Seco!!!
   

Sem comentários:

Enviar um comentário