Os quadros apresentados neste blogue são para venda, com excepção dos que estão marcados como colecção particular.
Pode contactar a autora por e-mail.

aborgesgomes@gmail.com


13 novembro 2014

Magusto no Atelier...

     Chegou o tempo das castanhas assadas... É S. Martinho, este ano sem grande calor que, afinal até não é indispensável para se saborearem umas quantas castanhas assadas e se beber um copinho de jeropiga ou água-pé em boa companhia!!! Para quem não sabe a diferença entre estas duas bebidas caseiras tradicionais portuguesas, a jeropiga é preparada adicionando  aguardente ao mosto da uva para que a fermentação cesse, resultando numa bebida mais doce e de maior graduação alcoólica do que o vinho; quanto à água-pé, resulta da junção de água ao bagaço de uva e aguardente, o que a torna menos alcoólica. O seu consumo é tradicional nos magustos e outras festas tradicionais durante o Outono e o Inverno no Minho, Trás-os-Montes, Beira Interior e Ribatejo.
   O S. Martinho é celebrado no dia 11 de Novembro e tradicionalmente com um magusto... e foi o que aconteceu no Atelier Gonçalves da Silva nesse dia!
 
Pelo meio-dia,foram-se pondo os comes e bebes na mesa improvisada para o efeito e as coisas saborosas foram aparecendo ...
 
   Frango assado no espeto quentinho, lombo asssado e já fatiado, uma saborosíssima Bola de Carne, pão, queijo e fiambre, presunto, um pão-de-ló e um bolo de laranja caseiro,a jeropiga, o vinho tinto e branco e as castanhas vindas do castanheiro...já em doses individuais!
   Que requinte, não acham? 
 
 
  Mas havia que esperar pelo frango e por quem o foi buscar! Enquanto isso os alunos iam conversando e/ou trabalhando um pouco mais... Até a pequenita se mostrou interessada no que estava em cima da mesa!

 
   Falou-se essencialmente do S. Martinho, dos dizeres populares referentes ao dia, de como era antigamente, enfim memórias agradáveis e algumas divertidas...
   Já agora aqui vai a Lenda de S.Martinho:

   Conta-se que certo dia, um soldado romano chamado Martinho, estava a caminho da sua terra natal. O tempo estava muito frio e Martinho encontrou um mendigo cheio de frio que lhe pediu esmola. Martinho rasgou a sua capa em duas e deu uma ao mendigo. De repente o frio parou e o tempo aqueceu.É o chamado Verão de S.Martinho!
   E alguns dos dos provérbios e frases de S. Martinho:
No S. Martinho, vai à adega e prova o teu vinho.
No S. Martinho, castanhas , pão e vinho.
No S. Martinho, fura o pipinho.
No S. Martinho, lume, castanhas e vinho.
No S. Martinho, todoo mosto é bom vinho.

 Tal como tradicionalmente as pessoas colocavam-se à volta da fogueira e iam comendo, assim este grupo tão heterogénio foi rodeando a mesa e petiscando, porque as castanhas seriam servidas no fim... digamos que foi um
magusto-almoço!!!


Depois mais algumas fotografias, desta vez passei o testemunho, se não não ficava em nenhuma foto para a posteridade...



    E a parte mais interessante! Como é que um magustinho como este se tornou num Magusto Cultural??? Apenas com uma viola e algumas mornas de Cabo Verde a pedido e um punhado de canções dos nossos tempos de adolescência... Cantou-se e recordou-se.




    Foram cerca de três horas de são convívio. Bebeu-se vinho, jeropiga  e guaraná ... comeram-se as castanhas e que para o ano que venham mais!!!
   Apenas um pequeno esclarecimento sobre do conteúdo do meu copo: Parece jeropiga mas é apenas guaraná!!!




 




Sem comentários:

Enviar um comentário