Os quadros apresentados neste blogue são para venda, com excepção dos que estão marcados como colecção particular.
Pode contactar a autora por e-mail.

aborgesgomes@gmail.com


22 maio 2015

Labruge beach - a winter afternoon...


   Ventos de mudança têm soprado por cá e, neste estádio da minha vida, tenho mesmo é que aproveitar ao máximo o que que se me oferece! Carpe Diem é o meu lema...

Do meu vasto manancial de fotografias de praias das redondezas seleccionei uma muito especial, tirada em Janeiro deste ano na Praia de Labruge, no momento em que a onda acabou de passar sobre o rochedo de basalto no seu movimento de maré vazante... e uma outra onde encontrei os outros elementos que queria incluir nesta pintura,  gaivotas que sobrevoando a rebentação... e uma linha de horizonte de horizonte.  

Decididas as medidas da tela, 60x50 cm, havia que conjugar todos os elementos: usar as fotografias de modo a que apenas duas das gaivotas ficassem em destaque, embora em plano intermédio e colocar a linha do horizonte em background. Sem grandes problemas na marcação dos limites a colocação das duas gaivotas teve que ser bem estudada para não fugir ao que imaginara. Assim terminei esta primeira sessão...no dia 8 de Abril.
Esta sessão foi bastante trabalhosa... delinear as duas gaivotas, dar cor ao céu, trabalhar a ondulação, começar a dar forma ao rochedo e alguma cor à areia.
 Neste dia trabalhei quase exclusivamente o rochedo - a sua forma, demarcação das suas sombras e áreas mais luminosas...Trabalho moroso e que requer atenção às tonalidades, recortes e zonas escuras.


Com a correcção das formas das duas gaivotas e subsequente   escolha das tonalidades... Não ficou terminada esta parte do trabalho, mas já me permitiu trabalhar um pouco mais o mar...brinquei um pouco com alguns tons acastanhados na rebentação e esverdeados na base das ondas... O rochedo também beneficiou de mais realce nas zonas de sombra e no reflexo do céu.


  
 Impunha-se trabalhar as zonas de luz no rochedo. Não foi tarefa fácil...seguindo as instruções da minha professora, o rochedo foi tomando a forma e tonalidades desejadas...só faltavam alguns pontinhos de luz...juntaram-se alguns tons de azul e de castanho terra sienna mais claros e eis o que resultado. A areia também teve que ser retocada ... Ainda houve tempo para suavizar o tom da rebentação ...


Parece mas ainda não está pronto! Colocaram-se algumas nuvens no céu e trabalhou-se mais o rendilhado da espuma na rebentação... o rochedo irá precisar de uns quantos retoques nos locais onde o óleo foi mais absorvido pelo linho da tela e os toques finais serão dedicados às gaivotas.
 Irei dedicar-me novamente ao Pastel seco para não perder a mão enquanto vou terminando este quadro a óleo, que me tem dado tanto prazer fazer... apesar dos seus muitos pormenores!





Sem comentários:

Enviar um comentário