Os quadros apresentados neste blogue são para venda, com excepção dos que estão marcados como colecção particular.
Pode contactar a autora por e-mail.

aborgesgomes@gmail.com


25 novembro 2013

E os Romanos também andaram por Angeiras...

Informação disponível no local
    Resolvi aproveitar uma destas belas tardes solarengas de domingo e  fazer o percurso entre Labruge e Angeiras pelo passadiço já arranjado, depois do temporal de há dois ou três  anos.  Assim pude documentar um pouco da vida que existe na foz do Rio Onda.

Mas não há bela sem senão! Do lado oposto à foz, deparamo-nos com o rio de uma cor pardacente embora translúcida e uma grande quantidade de taínhas, peixe conhecido por buscar alimento perto de descargas de esgotos, alimentando-se calmamente perto da saída de água do que eu penso ser uma pequeníssima estação de tratamento de esgotos. E pensar que há três ou quatro décadas atrás este rio estava morto!!!
O banho das gaivotas!
O festim das taínhas!
 
                                



   
                                                                                                                             
Continuando em direcção a Angeiras, meu objectivo principal era ver "in loco" as escavações realizadas na praia e que revelaram a existência de tanques usados para a salga de peixe pelos Romanos num passado longínquo dos quais tinha ouvido falar há já algum tempo num programa de televisão sobre história desta região.
 Sabe-se que uma das mais primitivas formas de conservar alimentos é através do sal, facilmente obtido em zonas costeiras e piscatórias como esta.
 
Informação no local

 






    Foram feitas réplicas do mesmo tamanho e feitio para que se preservassem as originais e dar a conhecer a dimensão do achado arqueológico.
  
   Os tanques originais foram fotografados e enterrados novamente para não se degradarem e construídas réplicas à escala e  em igual número para poderem ser visitados por todos. Apenas fotografei a informação sobre as antigas casas de mar mas existe também no mesmo local uma réplica de uma dessas casas.
Informação local
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário