Os quadros apresentados neste blogue são para venda, com excepção dos que estão marcados como colecção particular.
Pode contactar a autora por e-mail.

aborgesgomes@gmail.com


17 janeiro 2015

Ano Novo, percursos conhecidos- segunda etapa


 
  Segunda etapa, de Angeiras para norte até à margem sul do Rio Onda, onde se podem observar diferentes aves a secar as penas especialmente   especialmente nestes meses de Inverno.
   Esta é a vista da praia de Angeiras junto ao local onde os barcos são puxados para terra e de volta ao mar... De notar as marcas dos pneus do tractor que já mostrei na mensagem anterior...
Tarde soalheira num domingo bastante frio não se pode desperdiçar ... o pescador mais idoso lê e aquece os pés enquanto este cão veio a correr pela praia até perto de mim. Cheirou...cheirou ... à minha volta e depois partiu como chegou... a correr de alegria!!!
   E eu lá encetei o meu percurso pelo areal, saboreando as delícias deste contacto com a natureza pura e tendo algumas gaivotas como companhia!!! E como de costume lá se aproximou uma mais curiosa e que parecia mesmo a fazer pose para o retrato...


   Andando sempre para norte é fácil saber que nos estamos a aproximar de um curso de água doce pela presença de aves marinhas que tomam banho e lavam as suas penas do salitre da água salgada.

   Os corvos marinhos de faces brancas são aves migratórias que são frequentes nesta costa norte de Portugal. Consegui captar este em pleno voo rumo ao sul...
   Este é o ponto onde as águas mais cálidas do pequeno rio se encontram com o oceano.
    Não tive muita sorte com as aves que lá estavam, porque passaram por mim muitos cães e respectivos donos que corriam desalmados  a aproveitar a liberdade que todo este areal lhes oferecia e quase todos aproveitaram para uma banhoca, o que afugentou patos, rolas do mar e corvos marinhos...
   A ponte de madeira sobre o Rio Onda e umas quantas gaivotas e até uma pomba ficaram a saborear o momento...
    Decidi então que voltaria a este local mas "atacando" pela margem norte para poder aproximar-me mais das muitas aves que estavam mesmo na foz do rio
   Esta rosa vermelha estava espetada na areia quando voltei para trás...reparei num indivíduo ainda novo que esteve imenso tempo parado  a olhar para o mar... Confesso que não vi rosa nenhuma quando me dirigia para zona onde o rio acaba e o mar começa... Curiosidades!
 
   Resolvi registar a minha marca desta visita e fotografei as minhas pegadas na areia - My footprints para a posteridade, neste caso, efémera!



    Gostei da pose destas duas gaivotas, cada uma na sua ponta do pequeno rochedo, sempre zeladoras do seu espaço!!!
     Costa mais rochosa significa que estou de volta a Angeiras, ou melhor, à Praia dos Pescadores.É hora de regressar... E o que dizer destas esculturas a adornar o cimo de uma casa perto da lota??? A mais genuina arte popular.
    O dia acabou e o "lusco fusco" trouxe esta magnífica lua cheia...



































Sem comentários:

Enviar um comentário