Os quadros apresentados neste blogue são para venda, com excepção dos que estão marcados como colecção particular.
Pode contactar a autora por e-mail.

aborgesgomes@gmail.com


25 janeiro 2015

Percurso Pedonal - de Azurara ao Mindelo...



Apesar do dia estar bom, havia uma névoa que tornou mais difícil a tarefa de fotografar mais trechos do Percurso Pedonal que liga a margem sul do RioAve e o Mindelo... poderia, se quizesse, continuar mais para sul...Vila Chã...até ao Castro de São Paio.  
   Maré vaza, sol e tranquilidade. Estava tudo conjugado para que gaivotas, rolas do mar e corvos marinhos de faces brancas se juntassem na pequena bacia que se forma nos Estaleiros de Vila do Conde, em Azurara. Foi aí que comecei o meu passeio!



Perspectiva de Vila do Conde, o Forte,a Capelinha e a saída da barra...
    Sem deixar escapar estes pequenos pormenores antes de começar a andar, não resisti a fotografar as sombras destas duas rolas do mar nos mecos de madeira!
   Informação disponível localmente  sobre o percurso propriamente dito e sobre a Reserva Ornitológica do Mindelo.
    Este é o tipo de vegetação própria desta reserva... em background uma faixa de pinhal e, mais próximo das dunas, vegetação composta de arbustos nesta faixa plana.
   O percurso pedonal segue entre esta faixa e as dunas propriamente ditas. Há, de quando em vez, acesso a pequenos miradouros, também em madeira, para que se possa usufruir da beleza natural deste litoral...     
Mais adiante a foz da Ribeira de Silvares e, seguindo no  passadiço pode-se observar o seu famoso Sapal e o sinuoso percurso da Ribeira até ao mar percurso até ao mar!
                     Finalmente cheguei ao Mindelo! E o que me esperava foi uma agradável surpresa...
   Parece uma escultura mas não é!!!
São pedras enormes que estão a ser usadas para reforçar o pouco que resta das imensas dunas de antigamente...
   Um pouco mais à frente, pude ver a forma como se procedia ao escuramento da parede já existente, mas ineficaz no ano passado. Um segundo muro será erguido...



Mas será que ainda vai a tempo de evitar o desaparecimento do areal???




 Uma última fotografia já no regresso...

     Em jeito de nota de rodapé aqui está um update das obras no Mindelo: depois destes últimos dias de temporal, lá fui "inspeccionar" as obras no Mindelo e o que vi deixou-me ainda mais céptica... apesar de haver trabalhadores com o mau tempo que ainda se fazia  sentir, era notório que o mar já tinha andado a fazer das suas... havia menos areia e as marcas deixadas durante a maré cheia eram visíveis! É uma corrida contra o tempo...
   Achei curioso e até com bastante engenho, mesmo à portuguesa, o modo como encaixavam os pedregulhos uns nos outros... Não era à martelada mas à "ganchada" se assim posso chamar à parte da frente deste guindaste!!!



   








Sem comentários:

Enviar um comentário