Os quadros apresentados neste blogue são para venda, com excepção dos que estão marcados como colecção particular.
Pode contactar a autora por e-mail.

aborgesgomes@gmail.com


17 abril 2015

Boys will be boys...

   Com a chegada da Primavera tenho a minha oportunidade de observar e conviver mais de perto com os pequenos potros que vão aparecendo onde costumo ir fotografar...
   Surpreendentemente, este ano observei de longe a chegada de uma égua com o seu filhote e de uma segunda égua mais nova na primeira semana de Março.  Logo que me foi possível, passei por lá para ver e fotografá-los... bem como as duas éguas residentes, que agora estão com boa visibilidade para o que se passa nos campos em frente! 
 
À esquerda a nova família e à direita  uma jovem égua, que se encontra no campo de cima.
 Por enquanto este jovem potro permanece bastante próximo da mãe, mama bastante e dorme ainda mais, tal e qual um bébé!

   Numa segunda visita, já perto do fim do mês fui surpreendida com outra família, mãe e filhote, este ainda muito chegado à progenitora. 
Enquanto a égua mais escura relaxava e coçava as costas o seu pequenote já se aventurava a dar pequenas corridas por perto, sempre sob o olhar atento da mãe e a imitá-a a mordiscar a erva, mas sem a ingerir...

 Curiosamente os dois potros não se afastam muito  das respectivas mães , dormindo pequenos sonos e mamando frequentemente!


   
   É nos primeiros meses de vida que os potros desenvolvem as suas capacidades de sobrevivência e hábitos sociais... aprendem a comer erva e a exercitar-se através de brincadeiras e corridas... No primeiro mês brincam dando pulos e correndo por perto. Costumam mordicar a cauda da progenitora , as orelhas e até o puxar a tira do cabeção! Depois evoluem para brincadeiras com outros potros por volta dos dois meses de idade, o que lhes desenvolve a coordenação e força muscular mas sempre sob o olhar atento das suas mães!!!
   E foi exactamente isto que tive a felicidade de observar e registar já neste mês, na minha última visita... 
   Quem diria que o potro que há algum tempo atrás se mostrava mais frágil e receoso, iria ser aquele com mais iniciativa e audácia?!

A sua mãe parece estar a dizer-lhe que já basta de brincadeira... enquanto o seu companheiro  parece ser mais calmo e aproveitou estes momentos para mamar...
  

   Estes comportamentos nesta idade não significam agressividade mas apenas aprendizagem...o facto de abrirem a boca para morder é natural bem como o colocarem-se nas patas traseiras e investirem e é o que farão quando jovens adultos quando lutarem pelo seu harém... 

 
   E a minha melhor prenda nesse dia foi ver uma potra de cor palodino pela primeira vez!!!  

   Uma beleza... Sem se importar com as diabruras dos dois boys, lá se manteve sempre perto da sua mãe, explorando, observando e cheirando tudo tal como uma potra deve fazer!
  
    Espero poder acompanhar estes três bébés por mais alguns meses!



   





















Sem comentários:

Enviar um comentário