Os quadros apresentados neste blogue são para venda, com excepção dos que estão marcados como colecção particular.
Pode contactar a autora por e-mail.

aborgesgomes@gmail.com


26 março 2015

"Inseparáveis"- um quadro recuperado!

 Tal como tinha previsto anteriormente, dediquei mais algum tempo a repensar a forma de retocar e assim melhorar este meu quadro acabado em 2013, ainda numa fase muito inicial destas andanças de pintar a óleo.
   Começei então por rever a fotografia tirada em 2012 e o quadro tal como ficou finalisado em 2013:

     Quando  se está algum tempo afastados de um trabalho como neste caso, o que na altura me pareceu  muito bem porque fiel à fotografia e ao que me foi ensinado deixou de o ser!  Porém, agora reconheço que tenho que lhe "dar uma volta"! Posso dizer agora que era practicamente uma fotografia de uma fotografia!!! 

Era preciso dar relevo e profundidade ao arvoredo e esta foi a primeira a amostra... e como gostei do efeito, fui realçando mais as tonalidades esbatidas do fundo e à volta das duas éguas, seguindo as sugestões de trabalho da minha professora, sempre muito importantes para mim!



   O passo seguinte foi trabalhar as duas éguas, o motivo central; acentuar mais as zonas de sombra  e luz, acertar pequenos pormenores do desenho, e procurar tons mais convenientes ao contraste pretendido. Isto foi e continua a ser complicado para uma principiante como eu, sempre receosa de usar os tons mais escuros, talvez seja por também pintar a pastel seco...
   Ainda houve tempo para  trabalhar algumas zonas das respectivas crinas, endireitar mais um pouco o perfil da égua branca, adelgaçar ligeiramente a orelha da égua castanha e realçar a separação desta do focinho.  Nessa mesma sessão, houve necessidade de  dar mais cor ao sombreado azul no focinho da égua branca e acentuar alguns traços junto à orelha e dar mais cor à crina e ao reflexo da terra na zona da boca e do queixo...
   Ontem foi a sessão dos retoques... nas crinas, nas tonalidades junto aos olhos e nas zonas do pescoço de ambas. O cabeção da égua castanha também foi retocado para sobressair no conjunto. 
     Esta é a vantagem de pintar a óleo... está-se sempre a tempo de corrigir ou reciclar uma tela para ser reutilisada!
       Ah, agora sim... é uma pintura!!!



Sem comentários:

Enviar um comentário