Os quadros apresentados neste blogue são para venda, com excepção dos que estão marcados como colecção particular.
Pode contactar a autora por e-mail.

aborgesgomes@gmail.com


09 outubro 2015

Mighty Sea!

Mighty Sea - pintura a pastel seco

   Esta fotografia tirada no dia 4 de Agosto deste ano inspirou em mim o desejo de transpor para o papel tudo o que o mar tem de atraente, qualquer que seja a estação do ano! A sua força, na maré alta neste caso, ou em dia de temporal, contra o rochedo que se situa um pouco ao largo da praia propriamente dita, a Praia do Marreco. Maré cheia, bastante vento de Norte, ondulação forte e gaivotas em terra, digo, nos rochedos que adornam a pequena praia. Tirada de um plano mais alto, o enquadramento pareceu-me perfeito!
    No desenho, as gaivotas foram introduzidas no mesmo plano mas em diversas posições e, tal como na fotografia, pousadas sobre o rochedo coberto de líquenes em tons quentes...
 Tal como mandam as regras, comecei por dar cor ao
 céu, a contornar o rochedo com lápis de pastel de cor terra sienna e usando tons claros e mais escuros de azul, fui demarcando algumas das zonas de movimento das águas e de espuma.
    
   Havia que terminar esta primeira camada... dar um "tonzinho" às gaivotas, ainda com lápis de pastel, e marcar bem as zonas de relevo do rochedo e da espuma realçando já o movimento da corrente.   
   Os toque finais ficaram para a fase de acabamento: nuances no céu, em contraste com o rochedo bastante esfumado para realçar a espuma muito branca resultado do impacto e a ondulação forte  da corrente no canal natural que existe entre o rochedo e a costa. 
   O primeiro plano foi trabalhado também de forma esfumada, sobressaindo o contorno das gaivotas e as suas diferentes tonalidades mais suavizadas para então fazer sobressair os tons quentes dos líquenes e realçar os diversos níveis do rochedo.
   Gostei muito do resultado obtido...


Sem comentários:

Enviar um comentário