Os quadros apresentados neste blogue são para venda, com excepção dos que estão marcados como colecção particular.
Pode contactar a autora por e-mail.

aborgesgomes@gmail.com


29 dezembro 2014

In the eye of a horse...


   Ultimamente tenho-me dedicado a fotografar o olhar das éguas que ainda estão na quinta onde vou habitualmente. Embora já não sejam em grande número nesta altura do ano, duas éguas - uma adulta branca manchada e outra poldra, castanho manchado e um poldro, branco manchado, que se chama Horácio e que serviu de modelo a um dos meus quadros.
   Ao observar mais de perto os olhos, posicionamento da cabeça e das orelhas das éguas e poldros ao longo destes três últimos anos, acabei por aprender muito sobre o eles. Mas, não contente com isso, tive de ter a certeza de que as minhas conclusões estavam correctas antes de escrever sobre o assunto e lá fui pesquisando e aprendendo muito sobre estes nobres animais!
Naomi ,foto tirada a 24-12-2014
   Como todos sabemos os olhos de qualquer cavalo estão posicionados de forma oblíqua/lateral na cabeça; isto dá-lhe uma visão panorâmica bastante ampla porque é um animal herbívoro de presa, o que lhe permite ver para fugir.
   Este posicionamento dos olhos permite-lhe ter uma visão binocular de setenta graus, se olhar directamente para a frente, tal como nós. Além disso possui uma visão lateral de duzentos e cinquenta graus em cada um dos olhos, visão monocular, que lhe permite ver alguém atrás de si, até à altura da anca, sem ter que virara a cabeça! No entanto, se olhar para trás ou para os lados não o pode fazer para a frente. O seu globo ocular é o maior de entre todos os mamíferos terrestres.
   No entanto, existem dois pontos mortos na visão do cavalo: atrás da garupa na zona do dorso e cauda, e entre os dois olhos.Por isso é aconselhável nunca se aproximar de um cavalo por trás, pois o coice é a forma de defesa contra o que o animal percepciona mas não vê!
   Aqui fica um esquema que encontrei sobre o alcance da visão equina. O que está a negro é o que o cavalo não vê!

   Um segundo  aspecto que me levava a questionar-me era como é que o cavalo passava de uma visão de perto, por exemplo, para comer, para uma visão mais ampla. Muito simplesmente baixando a cabeça para ver o alimento e levantando-a para ver mais ao longe!!! E tudo isto porque o cristalino dos seus olhos está fixo e inclinado em relação ao eixo do olho.


 
 Virando a cabeça para visionar a área do ponto morto dorso-caudal.
 
 
 Usando a visão binocular( esquerda) e a nonocular(direita)
 
 Visão binocular.
    Será que os cavalos vêm as cores como nós humanos?  Não exactamente! As cores que distinguem são o verde, o amarelo e o cinzento.
    Quanto à percepção dos detalhes, esta é menor no cavalo, o que significa que ao longe o cavalo vê como uma pessoa que é míope; no entanto reconhece mais pelo tom de voz, passadas ou movimentos característicos.
   Finalmente aprendi que a visão nocturna do cavalo é bastante melhor do que a humana, necessitando de mais algum tempo de adaptação da passagem do claro para o mais escuro
   Do meu contacto com estes animais comecei a aprender que as orelhas também têm um papel relevante para a compreensão do estado de espírito destes animais. Assim, se as orelhas estão viradas para trás o animal está receoso; se estão inclinadas para a frente, indicam interesse pelo que se passa à sua volta; se tem uma orelha para trás e outra para a frente o animal está indeciso e se as orelhas estão caídas para os lados, então o animal está relaxado e satisfeito!
   Seguem-se alguns momentos que captei.
 

 

     Aqui o Horácio revela estar receoso, por estar na box e não ter tido contacto comigo há largos meses. Reconheceu a minha voz mas se repararem no seus olhos estão mais abertos e vê-se a parte branca também, sinal de que está assutado.

Depois foi-se acalmando ao som da minha voz e depois de cheirar a minha mão...



 





    O meu primeiro quadro pintado a óleo no Atelier Geraldes da Silva e terminado há uma semana!

Óleo sobre tela,
Domingo à Tarde,70x50cm
Vila Chã -colecção particular











 

























Sem comentários:

Enviar um comentário