Os quadros apresentados neste blogue são para venda, com excepção dos que estão marcados como colecção particular.
Pode contactar a autora por e-mail.

aborgesgomes@gmail.com


06 dezembro 2014

No outro lado do Rio Douro...


Depois de pintar a Ponte da Arrábida, tendo como modelo uma fotografia que tinha captado no dia 22 de Junho, fiquei com muita vontade de voltar à Afurada! E lá fui no Domingo passado aproveitando a luminusidade belíssima do dia e não me arrependi.
   Comecei o meu percurso um pouco mais mais além do Palacete de S.Paio na Afurada em frente à Marina.  
 Uma visão da Zona Protegida do Estuário do Rio Douro e parecendo proteger a paisagem por estar num ponto mais alto o Palacete da Quinta do Montado, hoje ao abandono...
 
 
   A vista sobre o estuário do Douro é sempre deslumbrante, mas torna-se especial na maré vaza... lá fui caminhando junto ao rio em direcção  à Ponte da Arrábida e pude registar a presença de diversas aves neste refúgio natural que é a Reserva do Estuário do Rio Douro localizada no Cabedelo.

   É o primeiro da Área Metroplitana do Porto que faz parte da Rede Nacional.  Ao longo da marginal na direcção da Ponte D. Luís, pude ver várias espécies de aves, que habitualmente permanecem por cá no Inverno: a Gaivota Argêntea, cabeça e peito brancos e ponta do rabo escura bem como a Gaivota de asa escura, bico amarelo, podendo também apresentar as asas malhadas na cor castanha e branca.
 
  
Também vi algumas Garças Reais, sempre majestosas e estácticas, e a uma certa distância vários Corvos Marinhos de faces brancas e muitas gaivotas,como era de prever.



 
 Uma gaivota argêntea:bico preto, asas cinzentas, ponta da cauda preta e patas amarelas, que aqui não estão visíveis, por razões óbvias! Garça com gaivotade asa escura à direita, e em baixo um corvo marinho.



 
   Situado mesmo em frente à Marina fica o Palacete de S. Paio, remodelado e imponente...não menos imponente é a vista sobre a Marina nesta tarde de calmaria!
   



Já na ponta do ancoradouro da Marina não podia deixar passar sem fotografar as embarcações, ou melhor, os mastros, com a Ponte da Arrábida como pano de fundo!!!E uma das mais pequenas embarcações com um nome sui generis-PAPATILHA!!!

    Há uma série de infra-estruturas novas de apoio à Marina e ao público que por ali vai passar algum tempo, e o Cais estava já muito próximo.

   Perto da local onde está o Tanque público e o Estendal reparei nesta pequena ribeira que desaguando ali se tornou no local favorito de banho de uma pequena colónia de Patos Reais; não resisto a registar esses momentos de higiene e confraternização!
 
 
 
 
 
 
Esta gaivota de asa escura e bico preto não saiu do seu local de descanso enquanto passei perto dela...apenas rodou a cabeça porque convém ter sempre "o inimigo na mira"! Não deixam de ser aves de rapina mas tornaram-se cada vez mais possessivas dos lugares que consideram seus!





E eis que chego ao meu objectivo!!! A Ponte da Arrábida vista do pequeno cais!!!


 
 Tinha cumprido a minha primeira meta; a segunda era fotografar a zona ribeirinha do Porto desta margem. 
 
 
 
 
 
Assim no caminho do regresso fui ainda captando o que achei interessante...
 
   Um corvo marinho levantantando voo sobre o Douro...à esquerda.
   E uma gaivota sobrevoando as suas águas...à direita



 

Roupa a secar num verdadeiro emaranhado de fios e paus...típico de uma comunidade piscatória, até porque o Lavadouro público, agora reabilitado fica muito perto.
   Uma Garça Real parece observar o movimento na Marginal...
 

                                           
Palavras para quê???
 





                          "Espelho, espelho meu...será que existe ave mais bela do que eu???"


E mais umas fotos da outra margem do Rio, a do lado do Porto!
 

 
   Palacete na Avenida Marginal conhecido como o doTerminal do Gás Mobil, junto da qual tirei estas fotografias do outro lado!!!
 
 

À esquerda vista mais abrangente sobre a zona histórica, nomeadamente a Alfângega do Porto, podendo ver-se ainda o Convento da Serra do Pilar ao fundo à direita.
A fotografia da esquerda mostra  um grande plano do mural existente na Igreja onde se diz que o Infante D. Henrique rezou antes de partir para a Conquista de Ceuta no Norte de África,a qual resultou numa retumbante derrota das tropas portuguesas lideradas pelo Infante D. Henrique e no encarceramento so seu irmão mais novo, o Infante D. Fernando, até à sua morte.
 
E a imponência dos edifícios da Alfândega do Porto...

A outra face da Ponte da Arrábida...
 

  





 O cimo da cúpula do Palácio de Cristal, também chamado de Pavilhão Rosa Mota, atleta portuguesa que se evidenciou na Maratona feminina à esquerda e uma saudação engraçada ao Rio Douro, embora não passe de um reclamo...
  

  
    Como curiosidade, a origem do nome Afurada - o nome original era Furada e os pescadores de outras zonas vizinhas costumavam dizer que iam pescar "à Furada"; assim generalizou-se o nome Afurada para esta zona piscatória. Do mesmo modo que os ingleses dizem Oporto, pela forma popular " vou  ó Porto".

   São Pedro da Afurada é uma das 24 Freguesias existentes em Gaia.

















































































































Sem comentários:

Enviar um comentário