Os quadros apresentados neste blogue são para venda, com excepção dos que estão marcados como colecção particular.
Pode contactar a autora por e-mail.

aborgesgomes@gmail.com


17 março 2015

Spring is in the air!

   Há qualquer coisa no ar que me faz adivinhar grandes alterações no fim deste inverno... É a Primavera que chega!!! Esta Estação do Ano traz consigo vida, cor, perfume... eu sei lá, tanta coisa que me diz que não é apenas uma data!!! É uma explosão de acontecimentos naturais, um renascimento anual a que nunca fico indiferente...
   E foi esta amálgama de emoções que trouxe para casa no domingo passado, depois de andar pelo Parque da Cidade...
   Duas perspectivas que nunca me canso de admirar... a entrada do Porto de Leixões e os barquitos à vela em competição, e, em sentido contrário, o primeiro grande lago. Por aqui tudo sereno, como se pode ver!
  
 Desci pelo relvado até ao meu local favorito e de onde gosto de fotografar o casal de cisnes... desta vez não vieram saudar-me, apenas alguns patos reais e respectivas fêmeas...

    Olhando para a minha esquerda reparei que um dos cisnes, penso que o macho, estava posicionado muito perto de um pequeno caniçal, que parecia guardar com muito zelo. Só podia ser o local onde a fêmea estava a chocar os ovos!!!Fiquei encantada...
    Continuando o meu passeio pela margem deste 1º lago dirigi-me para o 2º; surpreendentemente havia um grande "reboliço" na zona do segundo grande lago: aqui as gaivotas são sempre muito aguerridas, barulhentas e em grande número, mas não eram elas as causadoras mas sim um grande grupo de gansos bravos machos - todos brancos e com bico amarelo, que se confrontavam dando bicadas e soltando grasnados! É assim na Natureza: os machos entram em competição pelas fêmeas... e foi este o momento que captei.

 À esquerda um belo exemplar de Ganso do Egipto e à direita uma Gaivota de Cabeça Preta.
 Ainda consegui captar um Corvo Marinho de Faces Brancas em pleno voo na direcção do lago...
   Considero esta fotografia magnífica pela ilusão, à primeira vista, de que se trata de neve! Não se iludam, são flores!!!   

 E não muito longe descobri este pinheiro que parece moribundo mas completamente carregado de pinhas! A Natureza tem destas coisas que me surpreendem sempre...



   
    Enquanto estive sentada na relva a observar os diversos corvos marinhos na água, este chamou a minha atenção pela sua postura altiva, aliás, natural...Foi mudando de posição para poder secar bem as penas, porque, ao contrário de outras aves marinhas, as suas não são impermeáveis!
    Outros exemplares dignos de serem vistos...
                       
 Vi vários casais de Galinhas- D´água, sempre longe da confusão e ariscas...
  Alguns gansos machos e fêmeas aproveitavam para dormitar perto da borda da água. Parecem alheios mas estão bem atentos!!!
  Outros incansáveis sempre à espera de um pedaço de pão!!!
    Um dos momentos mais engraçados e, ao mesmo tempo fascinante, foi o banho da gansa... Aqui fica o registo!!!
                                                                 Outro spot encantador!

 Patos selvagens, macho e fêmea, cujo nome ainda não consegui descobrir but I´m working on it!!!
   Até um belo exemplar de Cão Pastor de Trás-os-Montes veio apreciar...
                                                              Um casal de Galeirões 
 
 Pato Muskovy macho, que nunca tinha visto ou fotografado por cá ( a fêmea é mais esbranquiçada e menos colorida nas penas)
 Também um Pombo Torcaz
   

    E o melhor do meu passeio: o primeiro passeio da família de Gansos Selvagens do Egipto!!! A fêmea está sempre mais próxima dos dois bébés , o pai a certa distância ... as instruções eram dadas por sonorizações curtas e repetidas.
  
    Isto sim, é Primavera!!!


















 
  

Sem comentários:

Enviar um comentário