Os quadros apresentados neste blogue são para venda, com excepção dos que estão marcados como colecção particular.
Pode contactar a autora por e-mail.

aborgesgomes@gmail.com


16 julho 2015

A Private Moment...

 
 São momentos como o que escolhi para este meu trabalho a óleo que perdurarão para sempre na minha memória! É bem verdade que ser avó é ser mãe duas vezes... é uma segunda oportunidade de viver momentos de um modo diferente, porque o que não falta é tempo, paciência e muito amor para dar!!! É assim que me vejo no papel de avó "babada"...
      Não foi fácil a escolha da fotografia que iria servir de modelo mas lá me decidi por esta.
   A primeira fase é, para mim, a mais complicada  - desenhar- e normalmente demoro muito tempo a fazê-lo por necessidade de estar constantemente atenta às distâncias correctas e proporções... mas fico sempre mais sossegada quando a professora vem dar o seu aval e só depois é que conversamos sobre o que pretendo fazer e o primeiríssimo passo é delinear os contornos das figuras para que não se percam os
traços principais... Na verdade parece mais fácil do que é, confesso! 

 A experiência de dar pinceladas e de misturar várias cores surtiu um efeito diferente mas que gostei muito e decidi que iria manter o estilo quando voltasse para o retocar... 


Dar a primeira mão nas roupas e nos cabelos demorou o seu tempo, mas onde precisei mesmo de orientação foi na face. 
   Nunca imaginei a quantidade de tonalidades que foi necessário usar nessa primeira camada para marcar as zonas de sombra e de luz... 


 Seguiu-se a face do meu neto, para mim a mais complicada pela posição do rosto e também dei alguns tons nas mãos aproveitando as cores usadas para trabalhar mais um pouco a face e cabelo da avó, digo, meu...



Embora já pareça pronto, não está! Dei pontos de luz no fundo usando a técnica de esfumar bem como nos cabelos continuei a dar pequenos retoques nas faces e na t-shirt do pequerrucho.
   Não sei se o terminarei ainda neste mês de Julho, mas para estas coisas não adianta ter pressa...embora tenha o trabalho a pastel apenas começado  mas não esquecido!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário