Os quadros apresentados neste blogue são para venda, com excepção dos que estão marcados como colecção particular.
Pode contactar a autora por e-mail.

aborgesgomes@gmail.com


20 setembro 2015

Ermida-Castro Daire

   Situada na encosta esquerda do Paiva, a Ermida de Nossa Senhora da Conceição é um pequeno mosteiro em Ermida do Paiva, a 6 km de Castro Daire, cujo acesso é feito pela Estrada Nacional 225. Também é conhecido por Mosteiro da Ermida,Igreja de Nossa Senhora da Conceição e Igreja das Siglas.

   A sua fundação é da 2ª metade do Século XII, pensa-se em 1178, por um monge francês da Ordem Premonstratense de Santo Agostinho, D. Roberto, numa herdade da Coroa, sendo D.Afonso III o próprio patrono. Foi dissolvido em 1312, e depois as terras do convento foram passadas,  em 1514,  a Couto da Ermida e mais tarde  foram convertidas em Comenda da Ordem de Cristo.

   A sua fachada está voltada para poente de acordo com a liturgia clássica; no entanto, não possui o alinhamento Este-Oeste exacto.
   De estilo românico, apresenta no seu todo elementos característicos góticos: paredes grossas com contrafortes prismáticos a acompanhá-las até à cornija, escoras seguras,cachorros lavrados com figuras humanas esculpidas ,carrancas,cordas,frutos,argolas,flores e alguns elementos geométricos,tal como se podem ver nas fotografias que se seguem...





      Contornei a igreja pelo lado sul e no painel lateral da capela-mor está inscrita a legenda, segundo li, o nome e a data do homem a quem se deve a existência do único monumento medieval arquitectónico : "ERA MC2R CVANDO OBIT PATER RUPERT MENSE OTUBER, Era de 1198 quando faleceu o Padre Roberto, mês de Outubro".



   Pode-se ver as janelas do tipo seteiras, que são visíveis no corpo principal do templo, bem no alto em arco redondo perto da cornija.


   Estes arcos são o que resta do Claustro do convento propriamente dito e das instalações dos monges estes restos de parede...

  
 Esta é a porta principal da Igreja. Apresenta um arco quebrado, com arquivoltas assentando em três colunas de cada lado. Estas apresentam capitéis a servirem de topo de cada uma das colunas, tal como se podem apreciar nas fotografias que se seguem...

   Logo sobre as pedras que formam o arco não se pode deixar de reparar na faixa axadrezada, revelando um trabalho cuidadoso e delicado. No tímpano, logo sobre a porta é bem visível uma cruz, que tal como o brazão, identifica a linhagem do proprietário.

  
 Uma pequena rosácea é visível sobre a entrada do templo e no topo da empena existe u Umama outra cruz uma cruz florenciada-com extremos em forma de flor de lis. E do lado direito uma pequena torre sineira.




   Do lado norte pode-se ver uma pia de granito de forma rectangular, junto à parede do convento e no chão, que se diz ser , muito provavelmente, a campa de D. Roberto, o fundador.

   Esta pequena estrutura chanou a minha atenção mas não consegui descobrir se seria uma fonte porque  o fundo está ao nível do chão e parece ser da mesma época...
   No pequeno adro e também do lado norte achei curiosa esta fonte e esplêndida a vista que se pode desfrutar lá de cima !!!


    Mas existe um outro factor que torna esta igreja "sui generis" - as suas Siglas gravadas nas suas paredes. Daí também se chamar Igreja das Siglas. 

Desconhece-se ao certo o seu significado, talvez apenas sinais de registo histórico da mentalidade de uma época... Há, em algumas pedras, três siglas acopuladas bastantes duas e muitas apenas uma. A explicação das três siglas estará ligada a uma postura trinitária ligada ao pensar, o agir de tempos passados ligados a saberes ocultos tal como os da Cabala onde a cada

palavra e frase são atribuídos três sentidos diferentes- ou simplesmente marcas deixadas pelos cantoneiros que nela trabalharam registando assim as suas deslocações e precedências...


   Procurei mais sobre as siglas desta igreja e encontrei este levantamento das mesmas .



 In Levantamento de
siglas por LACERDA
1919: 53 in  Ermida do Paiva:
reflexões e problemáticas - Revista da Faculdade de Letras
CIÊNCIAS E TÉCNICAS DO PATRIMÓNIO
Porto 2013
Volume XII, pp. 245-262
 
   Este gostinho pela História ficou-me desde os tempos do Colégio da Esperança e de uma professora muito especial!!!























Sem comentários:

Enviar um comentário