Os quadros apresentados neste blogue são para venda, com excepção dos que estão marcados como colecção particular.
Pode contactar a autora por e-mail.

aborgesgomes@gmail.com


10 setembro 2015

Retrato - Égua 51

   De volta ao pastel seco e aos retratos. Desta vez fui buscar uma fotografia, dos finais de Dezembro de 2014, tirada à Égua 51. 
Esta é a fotografia original; os elementos mais importantes para mim são a égua e o arvoredo com a sua diversidade de tons. 

   Com a escolha feita segue-se a fase do esboço.

   O esboço não deve ser feito com muito pormenor e com um traço bem leve, pois o pastel seco é um material muito delicado e não cobre tudo como o óleo!
Deve-se apagar tudo o que estiver a mais e só depois marcar levemente a configuração do que vai ser o background- o arvoredo.
Comecei por dar a primeira camada ao céu, misturando tons de azul muito claro, magenta e branco; só depois comecei a trabalhar de modo mais esfumado o arvoredo do lado esquerdo,dando-lhe mais profundidade misturando uns tons mais escuros e mais verde. Ainda estudei como haveria de dar mais proximidade ao arvoredo do lado direito...

   Nesta sessão comecei por manchar a cabeça e só depois o corpo. Não foi tarefa muito fácil e o que me interessava era mesmo colocar as cores no lugar. A conselho da minha professora fui procurando dar o sombreado idêntico ao focinho da égua utilizando cores que já tinha usado, tal como o azul,magenta,preto e branco. Há ainda acertos a fazer mas fiquei satisfeita com o efeito obtido.

   Antes de voltar à cabeça e dorso do animal, terminei a primeira camada do arvoredo e decidi dar mais luminosidade à parte mais à esquerda e, assim, evitar ter duas partes distintas mas um todo harmonioso onde o jogo de luz e sombra fazem realçar o objecto principal! Só depois fui dando retoques  na égua para salientar a riqueza dos tons e dos seus reflexos.
   Decidi dar mais cor e vida ao céu e assim usei mais pastel, dentro dos tons que havia escolhido para a primeira camada, o que realçou o resto da pintura, a meu ver... Mais uns pequenos acertos nos olhos colocando os pontos de luz e trabalhando um pouco mais as sombras do focinho. Finalmente com lápis de pastel trabalhei a crina e acrescentei alguns os pêlos, poucos, ao focinho.  
   Assim dei por terminado este quadro ontem, 9 de Setembro de 2015 pelas 18 horas.

  
Égua 51, Retrato-Pintura a pastel seco,


Sem comentários:

Enviar um comentário