Os quadros apresentados neste blogue são para venda, com excepção dos que estão marcados como colecção particular.
Pode contactar a autora por e-mail.

aborgesgomes@gmail.com


17 fevereiro 2014

Mindelo Revisited

   Não sei se algum dia a praia do Mindelo voltará a ser o que era! A praia que eu recordo tinha dunas bastante altas e com um declive pronunciado no acesso à praia. E um extenso areal de areia fina. Não era a zona de praia propriamente dita, mas um pouco mais para norte, em frente da última casa  junto à zona protegida, e que por sinal está em muito mau estado porque abandonada... Aqui fica o meu registo fotográfico do que vi...
 
 
Foto tirada do mesmo local  tendo à direita a zona protegida com vista para norte.
 
Caminhando na direcção do sul, é notória a ausência de dunas e os arenitos que serviam de base a essas mesmas dunas estão aos poucos a escoar-se por entre as pedras ...
 
 
 
 
 
 


A corrosão dos arenitos é bem marcante nos três deslisamentos aqui visíveis.

 
 
 
  
 
                                     Olhando para Sul...



Este rochedo está visivelmente mais próximo da praia e pode ser possível chegar perto dele na baixa-mar, o que era impossível há duas ou três décadas atrás!
 




Estas aves pequenas chamam-se Gaivinas , popularmente chamadas Andorinhas do Mar. São migratórias mas ficam sempre algumas por cá, e há vários tipos. Já as havia fotografado em Vila Chã e são mais visíveis na preia-mar. Estas estão a tomar o seu banho de sol!


Aqui fica um grande plano. Repare-se que, tal como as gaivotas, é Palmípede (nome científico- Sterna Minuta).
 
Não posso finalisar esta mensagem sem confessar que tive de perguntar a um pescador o nome daqueles passarinhos que fotografara nas rochas. O velhote olhou para mim, disse que eram gaivinas e sorriu.
O saber não ocupa espaço. sempre ouvi dizer!!!
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário