Os quadros apresentados neste blogue são para venda, com excepção dos que estão marcados como colecção particular.
Pode contactar a autora por e-mail.

aborgesgomes@gmail.com


28 fevereiro 2014

Sahara...

   Desde que vi no cinema o filme "Lawrence of Arabia" com Peter O´Toole, em cinemascope, há muitas décadas atrás, o deserto e as suas cores e personagens ficaram para sempre gravados na minha memória, sem falar na imagem de um Peter O´Toole completamente vestido de branco à nómada, moreno e com aqueles olhos azuis... E ainda sinto o encanto e o mistério do Sahara. E dos Tuaregues, com as suas vestes brancas ou pretas e os seus turbantes, se assim lhes posso chamar, azul anil, mais claro ou mais escuro. Quatro metros de tecido fino azul chegam para proteger a cabeça de um tuaregue, deixando apenas visíveis os olhos; assim se protegem do sol, ventos e tempestades de areia. No entanto, o corante azul vai sendo absorvido pela sua pele, dando-lhe um tom azulado. Por isso são também conhecidos por Homens Azuis.  
   Assim sendo, esta é a minha mais recente pintura a pastel seco ainda sem moldura. Chamei-lhe Tuareg.
 
TUAREG, 59x75cm, pastel seco
 
    Os Tuaregues  são um povo Berbere composto por pastores semi-nómadas, agricultores e comerciantes. A sua sociedade é bastante hierarquisada e matriarcal. A mulher tuaregue goza de bastante liberdade e pode até pedir o divórcio se assim o entender. No passado controlavam a rota das caravanas no Deserto do Sahara; são os principais habitantes da zona sahariana do norte de África, distribuindo-se  pelo sul da Argélia, norte do Mali e Niger, bem como no noroeste da Líbia e do Chad. Outrora aguerridos na defesa do vasto território que utilizavam, são mais pacíficos hoje. Muitos fixaram-se em cidades dependendo do comércio de artefactos e do turismo, outros mantém o seu ancestral modo de vida com muitas dificuldades.
    Não posso deixar de mencionar a importância do antigo Rally Paris-Dakar, de 1978 a 2008, ao dar a conhecer ao mundo,  nas suas diferentes edições, esta parte de África.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário