Os quadros apresentados neste blogue são para venda, com excepção dos que estão marcados como colecção particular.
Pode contactar a autora por e-mail.

aborgesgomes@gmail.com


08 setembro 2014

Cobrir a vaca...

   Há muitas décadas atrás a procriação do gado ovino, caprino e bovino era feita levando as fémeas ao macho... havia sempre na aldeia ou por perto quem tivesse um bode ou um carneiro e que  recebia pelos serviços prestados tal como hoje... Já não era tão comum haver um " toiro" à mão, logo era necessário combinar dia e por vezes a deslocação da(s) vaca(s) até onde estava o dito e sempre a pagar. A expressão que eu ouvia lá em casa era levar a vaca ao toiro..., levar a porca ao porco e assim por diante.
   Com o diminuir do número de vacas arouquesas deixei de ouvir a expressão, até que no ano passado constatei que não havia uma vaca para amostra...
   Surpreendentemente este ano vi quatro exemplares arouquesas, duas ainda "touras", isto é , vacas com um cerca de um ano  e meio como ainda são designadas por ali.
   Não podia deixar escapar esta oportunidade de fotografar um macho, mesmo novo... O curioso é que agora é o touro que vem visitar a vaca e  diz-se que vem cobrir a vaca...
   Por estes lados não há inseminação artificial porque é necessário preservar a raça pura, logo o tradicional prevalece!
   O touro é conduzido para junto da toira e faz o seu reconhecimento...
 
 




    Após duas tentativas falhadas, a toura finalmente deu o sinal vindo cheirar o focinho do touro e permitindo a concretização... Foi tudo tão rápido que nem tive tempo de tirar a fotografia!!!
   Coisas de uma fotógrafa amadora!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário