Os quadros apresentados neste blogue são para venda, com excepção dos que estão marcados como colecção particular.
Pode contactar a autora por e-mail.

aborgesgomes@gmail.com


06 setembro 2014

Foz Cabril revisited...

   Não podia faltar a visita à renovada praia fluvial do Foz Cabril...também conhecida por Praia do Lodeiro, nome da povoação mais próxima; bem, na verdade não era exactamente uma praia no sentido que é habitual, pois não havia nem há areia fina: só burgos de todos os tamanhos. Das minhas recordações as mais vivas e emocionantes eram as pescarias às bogas na foz do Ribeiro do Tenente, exactamente onde este se encontra com o Rio Paiva em Setembro quando estava muito calor. Lembro-me que a coloração das águas límpidas e gélidas do Ribeiro contrastavam, e ainda assim acontece, com as águas cálidas e mais escuras do Rio.
    Não havia estradas  alcatroadas, e até ao Rio era sempre a descer por caminhos que mais pareciam para cabras! Lá ia a família toda a pé a maior parte do percurso, pois os carros só podiam ir até Vila Maior. Lembro a figura do meu Avô Joaquim, montado na sua égua, a Andorinha, enquanto o resto seguia a pé e tudo o que era necessário era transportado no carro de vacas. Para nós, crianças, era uma aventura. Não recordo como eram pescadas as bogas, pois isso era tarefa para os adultos e só pensávamos em tomar banho no Rio e fazer concursos de atirar pedras!!!
    O "acampamento" era montado com toldos, cadeiras e todos os etcs ... broa, vinho, liteiras e almofadas para a sesta e tudo o mais para ser grelhado tal como o peixe apanhado... E lá ficávamos até ao regresso pela hora de menos calor, pela tardinha! E o fim da festa era sempre o mais penoso pois havia que fazer o trajecto inverso sempre a subir!!!
 
A fotografia da esquerda mostra como era a chamada Praia do Foz Cabril/Praia do Lodeiro, até à pouco tempo. Talvez pelo difícil acesso se tenha mantida bem preservada, porque o Rio Paiva tem muitas outras praias. À direita como está actualmente. Existe uma ponte que agora liga as duas margens do Ribeiro, o que era impossível antes das obras.
 
Para nascente é visível um alargamento da margem esquerda do rio permitindo a colocação de uma prancha flutuante na parte mais funda do Rio. E depois é o Rio a perder de vista com as suas margens escarpadas! Foram feitas infra-estruturas, ainda não totalmente terminadas, parque infantil, piscina para os mais pequenos e espaço para uma ou duas tendas para se passar o dia...
 
Para poente a paisagem mantém-se quase inalterável, com uma ou outra abertura que permite um acesso menos fundo para quem o desejar. O Rio Paiva lá segue o seu curso calmamente em direcção à foz no Rio Douro, junto à Ilha dos Namorados...
   Confesso que temi ao tomar conhecimento destas obras porque seria mais um cadinho do nosso país a ser alterado e/ou estragado!!! Mas o que vi... gostei. Bem sei que estes fundos só podem ser usados para este tipo de obras mas há sempre "local voices" que clamam que o dinheiro devia ser usado para outras coisas!  Gostei de ver muitos banhistas respeitando o local de estacionamento para carros e veículos motorizados, e usando os depósitos para lixo. Até vi, alguns dias depois um casal de bicicleta, com mochilas e mapas a perguntar se havia alguma mercearia por perto... Muito interessante! 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
  
 
 
 
 
 
 
 
 
  

Sem comentários:

Enviar um comentário