Os quadros apresentados neste blogue são para venda, com excepção dos que estão marcados como colecção particular.
Pode contactar a autora por e-mail.

aborgesgomes@gmail.com


22 março 2012

Animais à nossa volta


Casal de Cisnes
71x50 cm c/ moldura
-colecção particular-
Por serem elegantes e majestosos dentro de água os cisnes chamam sempre a atenção. Este casal foi fotografado no Parque da Cidade, situado entre o Porto e Matosinhos,num domingo à tarde, com a minha Olympus velhinha e analógica. Sentada na margem do lago a observar o bulício nas águas criado pelos muitos patos que lá vivem,deu-me a oportunidade de tirar esta magnífica fotografia. O casal de cisnes brancos deslizou suavemente até à margem muito perto do local onde me encontrava, saiu e começou o seu ritual de limpeza e secagem das penas.
Burro Mirandês
73x56 cm c/ moldura
Há quem diga que um burro é sempre um burro, mas o nosso burro mirandês tem qualquer coisa de especial: é autóctone, logo é Português,   e está ainda em risco também! Não resisti a retratar um belo exemplar!Não se pode negar a doçura do seu olhar... O único contacto que tive com burricos, como a minha Avó materna dizia, lá no seu falar à moda do Algarve, foi a Julieta. Ora a Julieta era uma burrica pequenina, tinha uma carrocita também pequenina e foi arranjada pelo meu Avô Borges para que eu e o meu irmão Paulo pudéssemos brincar nesse Agosto de 1954, acabados de chegar de Belém do Pará. Como qualquer burrito que se preza, a Julieta era casmurra e não dava um passo connosco na carrocinha.Mas a nossa sorte virou quando o Avô Borges amarrou uma cenoura na ponta de um pau e começou a caminhar em frente e era vê-la a seguí-lo pelo quintal fora!!!  

Best Pals
106x76 cm c/ moldura
Neste quadro, o cavalo castanho e o Retriever Golden formam um conjunto harmonioso por excelência, não só nas tonalidades mas também na postura dos dois animais. Parece haver uma cumplicidade implícita no olhar de ambos; embora deitado ao lado do seu amigo, o cão demonstra confiança e até carinho enquanto o elegante cavalo parece assegurar-lhe que está tudo bem!






Playing mates
116x103cm c/ moldura
A beleza deste momento parece ser, a meu ver, a postura do Pastor Alemão, o meu cão favorito, correndo ao lado do seu amigo. Estará a incentivá-lo a ganhar a corrida? Pelo menos a sintonia é perfeita entre os dois animais!





Irresistível
75x57 cm c/ moldura

Pintei este quadro a pensar no meu cão, o Sansão. Um belo exemplar da raça Pastor Alemão, negro fulvo, tal como este. Um companheiro nos bons e maus momentos, o Sansão foi um membro da minha família até morrer já velhinho no Carnaval de 2008. Já havia pintado um retrato seu, que ofereci à minha filha num Natal, mas esta imagem do cão a saltar para a água faz-me recordar o quanto o Sansão gostava de água!!!




 Lassie in black & white
64x48 cm c/ moldura
Vulgarmente chamados de Lassies os cães de raça Coolie são muito belos com na sua pelagem imensa em tons de castanho e dourado tal como era a personagem principal da série infantil do mesmo nome. A Lassie tinha aventuras fantásticas sempre na defesa do Bem contra o Mal. Bons tempos em que íamos a casa do Tia Vera aos domingos  de manhã, depois da ida à missa com a Vóvó Nazareth, e víamos  os programas infantis nesses primórdios da Televisão em Portugal antes do almoço de família! Mas o momento alto da semana era sem dúvida  ir ver o Bonanza ao Sábado depois do jantar se nos tivéssemos portado bem durante a semana - o meu irmão Paulo ficava frequentemente de castigo em casa - e lá ia a Rosa, a nossa criada, connosco, comigo e com o Pedro, até casa da Tia Vera para vivermos as aventuras da Família Cartwright!


Sleepy friends
Costuma-se dizer que cão e gato se odeiam, mas há muitas excepções à regra e aqui está um bom exemplo disso. Que o diga o tareco aconchegado debaixo da orelha grande do seu amigo...
Não aprecio gatos  de um modo geral... as minhas lembranças trazem-me sempre à memória a tristeza e a raiva do meu Pai ao deparar-se com as gaiolas dos seus canários e travessos no chão, muitas vezes com as pobres aves esmagadas contra os pauzitos ou apenas um monte de penas.
Ambos conhecíamos os autores de tais actos ...


Sem comentários:

Enviar um comentário