Os quadros apresentados neste blogue são para venda, com excepção dos que estão marcados como colecção particular.
Pode contactar a autora por e-mail.

aborgesgomes@gmail.com


22 março 2012

Retratos da vida selvagem... a pastel seco

Primetime
83x70 cm c/ moldura
 Os alces são animais magníficos!De grande porte, é certo, mas pacíficos e herbívoros. Apesar de não fazerem parte da nossa fauna,estes são, juntamente com as renas e as várias espécies de veados, símbolos perfeitos dos invernos nórdicos!!!
Esquilo Curioso
60,5x47 cm c/ moldura
Os esquilos existem também por cá e são imparáveis nas suas andanças à procura de alimento; são também extremamente curiosos e, por isso,um pouco destemidos! Quando fui a Londres com a minha filha há uns anos atrás passámos algum tempo em Hyde Park a observar o comportamento atrevido dos esquilos que se aproximavam das pessoas com as patitas em jeito de oração à espera que lhes dessem comida. Estávamos em Fevereiro e a temperatura era de 0 graus centígrados. Estava um frio de gelar a alma!!!Mesmo assim sentámo-nos num banco e quando menos esperávamos estavam dois esquilitos junto de nós olhando para ambas com aqueles olhinhos que pareciam implorar... acabaram por ser recompensados quando alguém "ofereceu" uma avelã a cada um e foi vê-los de regresso à sua árvore num ápice!

Father & Son
69x52 cm c/ moldura
Até o Rei da selva pode ter um momento de ternura e ensinar ao filhote que existe uma hierarquia a respeitar. O olhar cheio de autoridade mas complacente do leão irá ensinar ao filhote quem manda no grupo. É a lei da natureza!








Hunting...
91x76 cm c/ moldura
O Lince Ibérico é a espécie mais ameaçada no nosso país e na vizinha Espanha.A Serra da Malcata sempre foi o habitat por excelência do Lince Ibérico em Portugal.Saber que há duas organizações a trabalhar em conjunto com as populações locais, para o seu repovoamento com esses felinos espantosos e dos coelhos selvagens, a principal fonte de alimeno dos linces, dá-nos alguma esperança para o seu futuro. Além disso, o Centro criado em Silves para a reprodução desta espécie em cativeiro tem-se mostrado essencial para que se salve esta espécie da extinção.



Retrato de Lobo Ibérico
70x55 cm c/ moldura
O Lobo Ibérico sempre figurou no nosso imaginário como um predador temível, atacando indiscriminadamente pessoas e animais.E as histórias que se contavam em Cabril na minha infância eram todas nesse sentido Ora o lobo é um animal tímido e que procura afastar-se da presença humana, tal como qualquer outro animal selvagem.O facto da diminuição da sua fonte de alimentação e do seu habitat impele-o a aproximar-se dos locais habitados; destas incursões nem sempre sai vencedor porque continua a ser abatido por ser o que é, um lobo.
O Lobo Ibérico é um belo animal com nuances avermelhadas na sua pelagem, diferindo em porte e cor de outras espécies de lobos em outras regiões do mundo.Tem uma mancha castanha nas patas dianteiras, que o torna único a nível mundial.Ainda figura na lista das espécies mais ameaçadas em Portugal, embora já tenha havido repovoamento em alguns dos seus habitats naturais,bem como ações de controlo destes animais no norte de Portugal; pelo menos na Serra de Montemuro foram devolvidos à liberdade 6 indivíduos, juntamente com outras espécies, tais como cervos, coelhos selvagens e lebres e até milhafres; estes sei que têm prosperado pelo menos na zona de Cabril porque ouço os seus gritos logo cedinho e ao fim do dia e vejo o seu voo planado sobre o Rio Paiva da varanda da minha casa!Começaram por ser apenas 3 e agora o seu número deverá rondar mais de uma dúzia de indivíduos. Fico feliz só de ouvir os seus chamamentos ao raiar do dia e ao crepúsculo enquanto pairam sobre o vale do Paiva!

Sem comentários:

Enviar um comentário