Os quadros apresentados neste blogue são para venda, com excepção dos que estão marcados como colecção particular.
Pode contactar a autora por e-mail.

aborgesgomes@gmail.com


25 abril 2014

E o Porto aqui tão perto...3ª Parte

   Finalmente cheguei à Praça do Infante onde há muito para fotografar e foi o que fiz. Comecei pela Igreja de S.Francisco, a Igreja de S. Nicolau, esta sita na Rua do Infante. Já na Rua Ferreira Borges o majestoso Palácio da Bolsa, famoso pelo seu Salão Árabe.

                 

 
   Assim comecei o meu caminho de regresso subindo pela Rua Ferreira Borges e deixando para trás esta zona já minha conhecida... e cheguei à Rua de Belmonte, onde se encontra este magnífico edifício - O Palacete de Belmonte.

      

 Ainda em relação a esta casa apalaçada é um exemplo da chamada arquitectura do Porto do Século XVIII. Presentemente alberga um dos núcleos da Escola Superior Artística do Porto.

O Antigo Club Inglês - Este edifício pertence actualmente ao Estado onde está instalada uma organização de carácter social e beneficente.










    Segue-se o Passeio das Virtudes,ainda na Freguesia de Miragaia, de onde se pode desfrutar de uma panorâmica magnífica sobre a Alfândega e grande parte desta Freguesia estendendo-se até ao Rio Douro.

   O Chafariz da Rua das Taipas, Século XVIII; veio substituir o antigo fontanário existente no Postigo da Muralha Fernandina e que era alimentado pelo Rio Frio. Está actualmente integrado no Jardim das Virtudes.
 
Estátua dos Quatro Cavaleiros do Apocalipso (1969) de Gustavo Bastos
 
 
  Quase no fim do meu percurso ainda admirei os belos azulejos portugueses destas casas, que estão recuperadas mas fiéis à traça original,  no Passeio das Virtudes.








    Depois foi só subir até à Rua da Restauração, de onde partira!!
   Fiquei agradavelmente surpreendida pela limpeza e asseio evidentes nesta zona histórica, bem como a forma como nos podemos movimentar pelas ruelas e escadarias sem o mínimo de receio, o que não era possível há algumas décadas atrás!

   Foi um óptimo Domingo de Páscoa!!!
  

Sem comentários:

Enviar um comentário