Os quadros apresentados neste blogue são para venda, com excepção dos que estão marcados como colecção particular.
Pode contactar a autora por e-mail.

aborgesgomes@gmail.com


11 abril 2014

Turismo à porta...

 Fazer turismo não significa obrigatoriamente ter que viajar para o estrangeiro! Sou uma turista perto de casa...Vou todas as semanas ao Porto e cada vez há mais turistas estrangeiros na zona na Baixa Portuense.  Não é sem razão que o Porto é considerado o melhor destino turístico neste momento. Toda a zona ribeirinha e histórica do Porto está a sofrer melhoramentos especialmente na zona da Ribeira, o que a torna mais atractiva tanto para estrangeiros como para nós.
   Decidi, no Domingo passado, ser turista por uma tarde e ir revisitar a zona histórica desta cidade que tem tanto para mostrar...
  



O que existe da Muralha Fernandina,e que vai até ao rio; esta foi construída para proteger a expansão do burgo devido às actividades marítimas e comerciais. Chamada assim por ter sido terminada no reinado de D. Fernando( século XIV).

Troço existente da anterior muralha medieval ou Cerca, que defendia o burgo.
Subindo a Rua da Vandoma, estamos no largo da Sé, onde se destaca a estátua equestre de Vimara Peres, cavaleiro galego e senhor da guerra,que tinha como missão expulsar os mouros do chamado Condado Portucalense-Porthus e Calem-(designação das duas zonas ribeirinhas do Rio Douro.)
 
 
 
 Embora não tenha fotografado a Sé, por estar cheia de pessoas e turistas (nesse domingo tomou posse o novo Bispo do Porto), quero referir aqui que é um belo exemplar do estilo Românico cuja construção vai da 2ª metade do Século XII ao início do Século XIII. Deste estilo são ainda hoje visíveis as torres e a Rosácea na sua fachada, sem esquecer o corpo da igreja dividida em três naves.


 Vista sobre a actual zona histórica, agora visivelmente reconstruída e mantendo a traça dos seus edifícios primitivos. São visíveis outros marcos importantes além do Rio Douro: A Casa do Infante à esquerda e para a direita a Igreja de S. Francisco, o Palácio da Bolsa e, em primeiro plano, o Largo do Colégio.
 


 

 Igreja dos Grilos vista de um dos vários mirantes perto do Paço Episcopal.  Esta igreja, também conhecida por Igreja de São Lourenço foi construída no Século XVI (estilo Maneirista) e deve o seu nome ao facto de ter pertencido aos Frades Grilos da Ordem de Santo Agostinho.






 
 
 
 
Um dos ícones da cidade do Porto são certamente os Barcos Rabelos, que navegavam rio Douro a cima e regressavam com o tão apreciado vinho do Porto para ser envelhecido nas Caves , situadas na zona ribeirinha de Gaia.
 Hoje, tal como este que fotografei de longe, servem para passear turistas. Os barcos que se vêm na margem , esses sim, são os que servem para subir o Rio até à Régua, passeio esse que já fiz e adorei. Também apreciei o regresso por caminho de ferro pela beira-rio.
 
 
Mas a parte do meu percurso que mais gostei foi ir "inaugurar a nova Rua das Flores", agora calcetada e fechada ao trânsito! Antigamente era famosa pelas suas ourivesarias, hoje restam muito poucas mas, por outro lado, outro tipo de comércio começa a florescer, mais virado para o turista interessado em provar algumas das nossas iguarias, como o pão de ló molhado de Aveiro ou outros tipos de queijo... Também realço aqui o restauro de bastantes prédios de traça tradicional da zona, em contraste com outros em completo abandono. Até fotografei alguns brasões nessas casas arruinadas! É triste!
Mas aqui vos deixo a parte bela: os brasões e mais algumas curiosidades!
 
A rua mais pequena do Porto!
         
Homenagem ao jornaleiro portuense!

 
Reconstruções...
 

Estátua humana!



Sem comentários:

Enviar um comentário