Os quadros apresentados neste blogue são para venda, com excepção dos que estão marcados como colecção particular.
Pode contactar a autora por e-mail.

aborgesgomes@gmail.com


29 abril 2014

Na outra margem


 Não me é tão fácil deslocar-me ao lado de Gaia, mais propriamente à sua zona marginal, agora completamente renovada. Mas a primeira vez que fui lá caminhar já foi de 2008 em Novembro e aqui ficam algumas recordações desse passeio.
   Vista sobre a outra margem do Rio Douro com a Ponte da Arrábida do lado direito e outra perspectiva sobre a zona até à Foz.
                                     
 
   Área conhecida pela variedade de pássaros que para estas bandas vêm aproveitar o nosso clima mais ameno e é bastante comum verem-se muitas pessoas que estudam e fotografam toda a espécie de aves que aqui podem ser encontradas.
 

        
 

    Passados alguns anos, em Dezembro de 2013, num domingo bastante frio, fui caminhar e explorar  ao longo das praias do lado de Gaia. Assim pude registar alguns pormenores interessantes desta costa que nunca tinha visitado.
   O percurso começou  practicamente onde havia terminado em 2008, em Canidelo Sul, segui para a Madalena e Valadares. E depois dei um pulinho até ao Sr da Pedra, onde tinha estado com alunos em 1973, imaginem!!!

  
   Decidi seguir pelo passadiço adiante, o que me proporcionou alguns momentos que achei engraçados! Primeiro, cruzei-me o dono e o seu cão e este é o momento em que, ao olhar para trás, ambos andavam do mesmo jeito...


  
 
    O encontro mais mediático que tive já em Valadares foi com este simpático burrinho!!! Até teve direito a duas poses...
 

    Depois um gato à caça na vegetação próxima do passadiço, que mal me viu a observá-lo, se pôs a observar-me...
       
 
   Sempre vigilante no ponto mais alto possível a gaivota observa a praia e o mar, isto é, os seus domínios...
 
    Nem sempre o passadiço passava muito perto da praia.Aqui há praia até perder de vista e Gaia lá ao longe...

Outras vezes passei mais perto dos canaviais das várias pequenas ribeiras que desaguam nestas praias como é o caso desta, cujo nome não recordo. Há sempre forma de resolver a passagem sem estragar o   ambiente!

        Regressei pela Marginal Atântica ainda a pé, para seguir de carro até ao Sr. da Pedra em Miramar.
   O que fui encontrar não era nada do que recordava. No local havia um monumento que me parece ter sido uma cruz com alguns degraus onde tirámos fotografias de grupo a preto e branco bem no meio de um terreno em terra batida. Hoje a zona está beneficiada com esplanadas zonas arborizadas e comércio. A capela do Senhor da Pedra, essa, está como a recordo...desta vez pude ir até lá por estar maré vasa, mas naquele dia, a maré estava a encher e já rodeava o rochedo e a escadaria, o que tornou o sítio belo e um pouco assustador ...

 
   
    E sempre agradável revisitar locais que visitáramos há muito tempo. Porém, corre-se sempre o risco de estarem quase irreconhacíveis!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário